9

Formação de Imagens nos Espelhos Planos


Quando queremos representar uma superfície espelhada, fazemos assim:


Agora imagine um pequeno objeto iluminado diante de um espelho plano. Imagine ainda dois raios de luz que partam deste corpo na direção do espelho, e são refletidos:


Devido à 2a Lei da reflexão, ou seja, os ângulos de incidência serem iguais aos de reflexão, a imagem do objeto vista por um observador através do espelho está "dentro dele", na mesma distância x que o objeto se encontra do espelho.



Toda imagem determinada pela interseção dos prolongamentos dos raios de luz que chegam ao observador, nesse caso, imagens que ficam "dentro do espelho", são chamadas de virtuais. Os espelhos planos só formam imagens virtuais.

Vamos fazer um exercício como exemplo?




Exemplo 1

Veja a figura abaixo e marque a alternativa que representa a imagem formada pelos objetos (letra N e relógio) quando colocado diante de um espelho plano.







Vamos chamar a ponta de cada ponteiro das horas de A, e dos minutos de B, e as extremidades da letra N de C e D, e determinar as suas respectivas imagens A', B', C' e D':

A única opção correta é aquela que troca a direita pela esquerda.

Então a opção correta é a letra C).

Uma forma prática de resolver uma questão desse tipo, é compreender que existe uma simetria do que está fora e dentro do espelho, sendo ele (espelho) o próprio plano de simetria:


Ou seja, se o espelho estiver na vertical, temos uma simetria direita-esquerda. A imagem é reversa ao objeto (imagem revertida):


Se o espelho estiver na horizontal, temos uma simetria em cima-embaixo (imagem revertida):

Vamos continuar?

Exemplo 2
Um raio de luz é refletido, sucessivamente, nos espelhos E1 e E2:


Qual o ângulo de incidência e reflexão em cada espelho?

Os ângulos de incidência e reflexão são sempre em relação à reta normal (N). No espelho 1, temos:


Então:
ai=70o
ar=70o

Antes de verificarmos o espelho 2, temos:

Sabemos que as somas dos ângulos internos de um triângulo é 180o, assim:

Então:
Logo, para o espelho 2, temos:
ai=80o
ar=80o

Ok?!

Agora vamos aprender sobre o campo visual de um espelho plano. Ele corresponde à região que um observador pode ver através de um espelho:





9