12

Translação e Rotação dos Espelhos Planos


1. Translação de um espelho plano

1a. Espelho em repouso, objeto em movimento

Imagine um espelho fixo, e uma pessoa (objeto) em movimento que se aproxima desse espelho com uma velocidade constante V, em relação a um referencial R fixo no solo. Devido a simetria proporcionada pelo espelho, em cada intervalo de tempo Δt enquanto a pessoa caminha uma distância Δx, a sua imagem percorre uma distância -Δx.  Isso implica que a velocidade com que a imagem da pessoa se aproxima do espelho é a mesma em módulo, em relação  R, mas em sentido oposto, ou seja, -V:



1b. Objeto em repouso, espelho em movimento

Agora imagine um observador em repouso, e um espelho que se aproxima com velocidade V, em relação ao mesmo referencial R fixo  ao solo:




Enquanto o espelho percorre uma distância Δx  em cada intervalo de tempo Δt, a imagem percorre o dobro dessa distância, ou seja, 2Δx. Isso implica que a velocidade com que a imagem da pessoa se aproxima dela é o dobro da velocidade com que o espelho se aproxima,  ou seja, 2V.

Questões que envolvem translação de espelhos podem ser resolvidas também  fazendo a mudança do referencial. Antes de vermos uma questão como exemplo, vamos relembrar o que significa velocidade relativa?

Velocidade relativa
Representa a velocidade em que dois móveis se afastam, ou se aproximam, em relação à reta que os liga. Seu módulo é sempre o mesmo, independentemente das suas velocidades medidas em relação a um referencial inercial R.

Se você quiser estudar, ou fazer uma revisão sobre este tema, clique no link abaixo:

→Velocidade Relativa

Vamos resolver uma questão envolvendo translação de espelhos planos?

Questão:
 Um automóvel 1 tem velocidade v₁= 80km/h em relação à estrada, e seu seu vidro traseiro é plano e espelhado. Um automóvel 2 segue no mesmo sentido com velocidade v₂=60km/h, também em relação à estrada. Um observador em repouso, em relação à estrada, vê a imagem do automóvel 2 através do espelho na trasseira do automóvel com que velocidade (vᵢ₂)? 





2. Rotação de um espelho plano

2a. Espelho em repouso, objeto em rotação

Imagine um espelho fixo, e um objeto em rotação diante dele com uma velocidade angular w. Aqui, também devido a simetria proporcionada pelo espelho, em cada intervalo de tempo Δt, enquanto o objeto dá uma volta completa no sentido horário, a sua imagem dá uma volta complete no sentido anti-horário. Isso implica a velocidade angular de sua imagem é -ω.




2b. Objeto em repouso, espelho em rotação

Agora imagine um objeto em repouso, e um espelho com velocidade angular 
ω.


Enquanto o espelho realiza um deslocamento angular Δα em cada intervalo de tempo Δt, a imagem realiza um deslocamento angular que é o dobro, ou seja, 2Δα. Isso implica que a velocidade angular da imagem é o dobro da velocidade angular do espelho, ou seja, 2ω.


Vamos estudar outros tipos de espelhos?

12